quarta-feira, 29 de outubro de 2008

São Carlos


Já faz anos que mudei pra São Carlos, e por mim não ía mais embora. Quase tudo que gosto tem por aqui (menos uma sala de cinema grandona, daquelas que encontramos em São Paulo...). É uma cidade extremamente universitária. Aliás, outro dia li numa revista (desculpem, não lembro qual!) que é o município brasileiro com a maior proporção de doutores na população. Mas não é só de estudantes que é feita São Carlos. A cidade não é exatamente turística, mas conta com alguns pontos muito interessantes, e que merecem ser visitados. O parque Ecológico Dr. Antônio T. Vianna é um dos meus preferidos. Só com animais que ocorrem na América do Sul, e é considerado modelo para outras instituições do tipo. O Observatório também é fantástico, pena que só vale a pena ir quando a céu está limpo (e por aqui o tempo muda o tempo todo, sem avisar). A Fazenda do Pinhal, histórica, dizem que é linda. Ainda não tive oportunidade de conhecer.
E também tem o cerrado... Na UFSCar há um grupo de Educação Ambiental que organiza a "Trilha da Natureza" no cerrado, para alunos de toda a rede de ensino. Sim, o cerrado é bonito! Precisamos somente aprender a admirar suas nuances, que são muitas.
Festas? Claro, também tem. A da Primavera. E a clássica festa junina do alojamento da USP (a cidade inteira vai). Aqui também ocorre um dos maiores eventos universitários do Estado, o TUSCA (Torneio Universitário de São Carlos). Foi semana passada, e esse ano tivemos número recorde: 25 mil participantes!
Mas é claro, nem tudo são mil maravilhas. O blog é de turismo mas acho que devemos ser críticos também. O que não agrada muito por aqui é o visual ao redor da cidade, que está mergulhada em um mar de plantações de cana. Daqui até Ribeirão Preto é só isso: cana, cana e cana.